Santos

SANTO ELISEU – 14 DE JUNHO

Paramentos Litúrgicos

Santo Eliseu, o Profeta, viveu na palestina no século IX, Antes da Era Cristã.

Santo Eliseu era discípulo do Profeta Elias, que de acordo com o que foi narrado na bíblia possuía o duplo espírito, tanto mestre quanto discípulo, e são considerados os fundadores da Ordem do Carmo.

Antes do desaparecimento de Elias em um turbilhão de fogo Eliseu lhe pediu: "Da-me uma porção dobrada do teu espírito", e o pedido foi ouvido.

“Elias passou diante de Eliseu e pôs-lhe em cima a sua capa. Então, Eliseu abandonou os bois e seguiu Elias, ficando ao seu serviço” (1 Re 19, 21). Eliseu recebeu o espírito de Elias e, entre muitos outros milagres que fez, curou Naamã da lepra e ressuscitou uma criança. Viveu no meio dos filhos dos profetas e, em nome do Senhor, interveio muitas vezes nos acontecimentos do povo de Israel.

O Nome Eliseu significa "meu Deus é salvação" em hebraico. Exerceu sua atividade profética foi exercita em Israel durante os reinados de Ocozias, Jorão, Jeú e Joacaz. Era filho de Safat e viveu nem Abel-Meolá, foi encontrado e ungido por Elias conforme ordens do Senhor, então ele passou a acompanhar Elias até sua morte.

Eliseu profetizou durante um período de mais de sessenta anos. Acompanhando de perto a sucessão de vários reis, muitas guerras, invasões e outras dificuldades que assolaram Israel em seu tempo. O rei Jeú foi ungido por Eliseu, o qual o apoiou em sua determinação de acabar com o culto pagão ao deus Baal.

Ao longo dos tempos, foram surgindo muitas histórias, lendas e fatos admiráveis em torno da figura de Eliseu, as quais demonstram o quanto ele foi um profeta querido entre o povo. Mais ainda, demonstram o quão grande era sua determinação em servir a Deus e levar o povo a também servir ao Senhor. Ele, desde quando começou a acompanhar Elias, foi um homem cheio de fé e confiança em Javé, a quem dedicou todo o amor com total e absoluta entrega.

Na época em que Joás era o rei de Israel, Eliseu adoeceu e morreu já em idade avançada. Antes de sua morte, Joás foi visitá-lo e lamentou que grande perda seria para Israel a morte do profeta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo