São Bonifácio – 05 de junho
Bonifácio nasceu por volta do ano 680 na localidade de Kirton no reino de Wessex na Inglaterra. Seu nome de batismo era Winfrid e sua família era da alta nobreza inglesa e muito estimados pela fé cristã e postura social. Aos cinco anos, Winfrid, já revelava sinais de grande desejo pela vida monástica. Aos sete anos foi enviado para a Abadia de Exter sob os cuidados do abade Wolphard que o orientou em seus estudos. Alguns anos depois, mudou-se para a abadia de Nursling, Diocese de Winchester. Lá, aprimorou seus estudos, vindo a tornar-se professor e escrever a primeira gramática latina.
Ordenou-se no ano 710 e sentia no coração o impulso missionário. Iniciou então um trabalho de evangelização junto aos povos germânicos, porém sem muito sucesso devido a grandes conflitos políticos na região. No ano 714 retornou para a abadia devido às perseguições. Em 718 peregrinou para Roma para uma audiência com o Papa Gregório II que o recebeu e concedeu uma carta de investidura para pregar a fé na Germânia conforme as orientações da Igreja e mudou-lhe o nome para Bonifácio.
Dirigiu-se então por diversas regiões da Alemanha evangelizando e realizando várias conversões por cerca de três anos. Retornando a Roma foi sagrado bispo de Mainz no dia 30 de novembro de 722. Empreendeu fortes trabalhos de evangelização dos povos saxões, combatendo com vigor o paganismo e fundando diversos mosteiros masculinos e femininos, dioceses além de determinante participação nos cinco concílios que por ocorreram. Além de tudo isso, deixou ricas contribuições intelectuais e artísticas em seus escritos.
No ano de 754, já com 74 anos foi para a Frísia, acompanhado de cinquenta monges, em mais uma empreitada evangelizadora.
No dia 5 de junho de 754, estava dando início a Santa Missa na cidade de Dokkum quando foram atacados por um grupo de pagãos que precipitaram Bonifácio e seus companheiros à morte. Bonifácio teve sua cabeça partida por um golpe de espada. Bonifácio ficou conhecido e venerado como o “Apóstolo da Alemanha”. Seu corpo foi sepultado no mosteiro de Fulda.