Artigos/Curiosidades

SÃO LUCAS, O EVANGELISTA DO NATAL – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Há 11 anos li um livro que caiu em minhas mãos assim meio que por acaso. Meu marido havia pego emprestado para ler e desistiu em poucas páginas. Médico de Homens e de Almas  Taylor Caldwell, é assim, começa com uma narrativa despretensiosa e vai se revelando aos poucos.

Quem se deixa levar pela narrativa se descobre dentro dela, se vê caminhando com Lucas e descobrindo Jesus de uma forma incrível e surpreendente. Não tenho dúvidas em apontar que este é o livro mais lindo que já li. Passam se os anos, leio livros e mais livros e ele continua carinhosamente no topo de minha lista. Li, reli, fiz uma redução e sempre me emociono com ele. É um livro fantástico, e quem o leu sabe bem do que estou falando.

Um de se seus capítulos mais emocionantes é o encontro de São Lucas com Maria. Sabemos que Lucas é o único dos quatro Evangelistas que não conheceu Jesus. Sua narrativa parte de pesquisas e entrevistas que fez com pessoas que conheceram Jesus. E claro Maria que foi quem melhor conheceu Jesus.

Na narrativa do livro, e podemos mesmo imaginar como Taylor que tenha sido assim. Depois de uma viagem cheia de emoção, histórias, pessoas, milagres, Lucas chega ao seu destino a cidade de Nazaré na Galiléia, seu objetivo é encontrar Maria, e ele a encontra na casa simples, mas acolhedora, ele se surpreende com a beleza da mulher cuja a majestade é impossível determinar se é jovem ou como deveria ser, madura.

Maria conta a Lucas detalhes da Anunciação do Anjo, de sua concessão, de seu receio ao dizer o acontecido ao noivo José, de sua visita à prima Isabel, o percurso que fez até Jerusalém, seu encontro com a prima que espera João, a dificuldade e a angustia sentida por José, sua viagem até Belém, o magnifico nascimento de Jesus, as pessoas que os acolheram, os pastores e tudo de incrível que acontecera naquela noite mágica e especial, a visita de reis do oriente, a fuga para o Egito, enfim tudo o que sabemos sobre a infância de Jesus, o sabemos porque Lucas deixou em seu Evangelho para nós.

Lucas soube capitar a menina, a mulher, a mãe. Soube capitar a decisão, a alegria, a angustia e o sofrimento de Maria. Lucas além de médico, erudito,escritor, era versado em outras artes, era pintor, e pintou  quadros da Mãe de Jesus.

Ao ler seu Evangelho conseguimos perceber o enfoque maternal com que Lucas narra a história de Jesus. Sabemos que seu Evangelho é o Evangelho das mulheres, da pecadora que não foi condenada por Jesus, de Maria Madalena, fiel seguidora do Senhor, de Isabel que reconheceu em Maria a " Mãe do meu Salvador", de Maria e Marta, fieis ouvintes de Jesus, da viúva que perdeu sua moeda, da mulher que acreditou em Jesus e curou a enfermidade de hemorragia que sofria a anos.

Sem a conversão deste homem como saberíamos da mais bela história do mundo? Sem sua determinação, como comemoraríamos o nascimento do Salvador? Por ser mulher, por ser mãe, tenho um carinho todo especial por este evangelista que tão sublimemente descreveu o papel da mais doce mulher nos Evangelhos. São Lucas o Evangelista do Natal.

E você, já leu o livro? Se emocionou como eu? Como você percebe a participação de Maria na história da salvação? Não leu? Não perca tempo, leia e se emocione com uma outra forma de ler o Evangelho de Lucas. Você não vai se arrepender. Depois me conta.

Abraço fraterno e desejo de um feliz e santo Natal!

 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do portal Catolicismo Romano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo