Artigos/Curiosidades
SEGUNDA PARTE: QUANDO OS LIVROS E FILMES NOS AJUDAM A DESCOBRIR UMA HISTÓRIA OCULTA – MÔNICA ROMANO
Dando sequência a análise anterior, agora vamos a segunda parte: "Príncipe Caspian".
No filme “Príncipe Caspian”, a história nos leva a refletir sobre a questão da apostasia – quando a sociedade abandona a fé em Deus ( isto é tão familiar neste nosso tempo… um mundo secularizado, moderno, que parece afastar-se de Deus , muitos até O “escondem”, vejam as leis que querem retirar dos locais públicos crucifixos, e outras imagens que lembrem Deus, com a desculpa escrachada de não ofender quem não acredita ).
Nárnia está diferente do primeiro filme. A metáfora segue a narrativa bíblica (A nova comunidade que nasceu , os cristãos, liderados por Pedro e Paulo, irmãos em Cristo, que defendem o mesmo Evangelho). Onde para os quatro irmãos passou-se um ano, em Nárnia passaram-se 1.300. As terras estão sombrias e dominadas por um rei usurpador, ( aqui, podemos entender que este usurpador é o anti-cristo ) chamado Miraz. Desde que foi tomada pelo povo telmarino, os verdadeiros habitantes (animais falantes e seres mitológicos) estão escondidos na floresta.Este pode ser o calvário que está reservado para nós cristãos, quando leis que nos impedem de defender o Evangelho de Cristo, forem criadas e impostas pelo governo que está cada vez mais mostrando de que lado está. É a chamada tribulação descrita na Bíblia , estaremos escondidos, muitos serão mártires ao defenderem sua fé. No filme , os habitantes de Nárnia são tratados como uma mentira do passado – podemos entender aqui a forma como grupos ateus consideram ser a tradição de fé cristã, uma mera história do passado.
Os irmãos regressam para ajudar o legítimo herdeiro, o Príncipe Caspian, a tomar o poder. Novamente a terra de Nárnia depende do ser humano para ajudar o povo a ter de volta o poder. E na liderança, o jovem Pedro, auxiliado por seus irmãos ( o magistério ).
Eis aí o falsete; Deus utilizou homens, como Moisés, Sansão, os profetas, para ajudar o povo a conseguir de volta sua liberdade, porém, depois de Cristo, somente Ele, Cristo é que pode nos ajudar a sair da escravidão do pecado, podemos contar com o auxilio de Sua Mãe amantíssima, Maria, mas só Cristo salva.
E fechando a trilogia de filmes, no próximo post, vamos analisar " O Peregrino da Alvorada".
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte e colaboradora do Portal Catolicismo Romano.