“Sempre é possível recomeçar”, diz Papa em Vigília de Páscoa
O papa Francisco celebrou na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Vigília Pascal, que acontece todos os anos na noite anterior à data que marca a ressurreição de Jesus Cristo na tradição católica.
Em sua homilia, o pontífice voltou a mencionar a pandemia do novo coronavírus, que já infectou 130 milhões de pessoas e deixou pelo menos 2,8 milhões de mortos em todo o mundo, e disse que “sempre é possível recomeçar”.
“Sempre há uma nova vida que Deus é capaz de fazer recomeçar em nós, apesar de todos os nossos fracassos”, declarou. Segundo o Papa, é possível construir uma “obra de arte” a partir dos “escombros de nosso coração” e levantar uma nova história a partir dos “fragmentos ruinosos de nossa humanidade”.
“E nesses meses sombrios de pandemia, ouçamos o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, a nunca perder a esperança”, acrescentou. Jorge Bergoglio ainda pediu para os fiéis “abrirem novos caminhos onde parece não haver nenhum” e seguirem “contra a maré em relação ao que já foi visto”.
“Mesmo que tudo pareça perdido, por favor, abra-se com estupor à novidade”, disse. Assim como as outras celebrações da Semana Santa, a Vigília Pascal aconteceu com presença reduzida de público devido à pandemia do novo coronavírus.