Sequestrado missionário católico polonês na África Central
Oito homens armados ligados ao líder rebelde Abdoulaye Miskine sequestraram ontem um missionário católico polonês em Baboua na República Centrafricana. Trata-se do Padre Mateusz Dziedzic, sacerdote católico da cidade de Tarnow, que foi sequestrado ontem à noite em um ataque em que terroristas tentaram sequestrar também outro sacerdote.
A notícia foi divulgada pela seção polonesa das Pontifícias Obras Missionárias, através do diretor Don Tomasz Atlas que relatou: "Os sequestradores falaram que representam a Assembléia Democrática dos Povos da África Central, um grupo de rebeldes que luta contra o governo".
"Eles não fizeram qualquer pedido. Disseram que queriam trocar o missionário sequestrado por seu líder, que está preso nos Camarões", acrescentou Atlas, sem dar mais detalhes.
O líder em questão, Abdoulaye Miskine, é um ex-aliado do Seleka, principal coalizão rebelde que ocupou o poder em Bangui de Março a Dezembro de 2013. Seu grupo é responsável por vários sequestros, tanto assim que os Estados Unidos impuseram sanções contra ele e outros quatro membros de grupos rebeldes centro-africanos.