Artigos/Curiosidades

TERCEIRA PARTE: QUANDO OS LIVROS E FILMES NOS AJUDAM A DESCOBRIR UMA HISTÓRIA OCULTA – MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Peregrino da AlvoradaO peregrino da Alvorada.

E fechando a análise dos filmes " As Crônicas de Nárnia", chegamos ao Peregrino da Alvorada. Neste ultimo filme, não temos mais a figura de Pedro e Susana, os irmãos são substituídos pelo primo Eustáquio. Um descrente, não crê em nada do que os primos Lúcia e Edmundo dizem, aliás ele é bem antipático. A história vai nos mostrar um Eustáquio avesso, que "persegue" os primos, e é levado a viagem a Nárnia com eles, lá eles se juntam a outros personagens, que vão enfrentar o mal. A história de Eustáquio nos lembra a história do apóstolo Paulo, de perseguidor,  a defensor dos cristãos. Ele perseguiu este novo grupo formado na Galiléia, estava a frente daqueles que mataram Estevão a pedradas, olha que interessante o que acontece com Eustáquio, ao se deixar levar pela sedução do ouro, Eustáquio é transformado em um dragão, escamas agora fazem parte de sua pele, Paulo no caminho de Damasco, é cegado por uma brilhante luz, nela ele vê e recebe do próprio Cristo o Evangelho. Eustáquio sofre não só uma transformação física, mas também moral, ele adere ao programa daqueles que estão com ele, Paulo com "escamas' nos olhos é acolhido por Barnabé, e também passa por uma transformação moral. É Aslam, que representa Jesus, aquele que é capaz de retirar a pele escamada de Eustáquio, podemos ver  isso como o cristão que se despe do pecado e transforma-se em novo homem. Paulo se transformou em um novo homem.

O filme nos coloca a todo momento em impasse; os personagens são testados, suas tentações são expostas, eles tem que vencer esta prova, só assim poderão enfrentar o mal.

Nós também somos tentados, a todo momento, sem que percebamos isto faz parte do processo de salvação. O demônio não pode tomar posse daquele que cede a tentações, eles não o pertence. Na verdade o mal nos joga na cara sempre o quanto somo ruins, e distantes de Jesus, o demônio reconhece que Jesus é limpo e bom, e através de nossas fraquezas nos faz desistir, é uma armadilha, ninguém é tão ruim que não mereça a misericórdia de Deus. A medida que nos aproximamos da imagem de Jesus, estamos cada vez mais perto da salvação, a cada vitória sobre o pecado e a tentação, nossas vestes estão mais limpas. 

Outro fato interessante, é a fala no final no filme, "você me conhece no seu mundo com outro nome". Assim Aslam se despede de Lúcia, fazendo-a ver que não é preciso ir a outro mundo para encontrá-lo. Este é o melhor dos três filmes em relação a lição moral. Lews conseguiu passar sua mensagem.

Tolkien, e a Trilogia do Senhor dos Anéis.

Como já citei, Tolkien, é católico, na trilogia do Senhor dos Anéis, livros também convertidos em filmes,  o tema principal é o embate do bem contra o mal, o poder que pode despertar em um simples objeto, um anel, que tem que ser “protegido” por um ser que não sabemos distinguir entre os muitos seres misticos, se é humano, e assim tem todas as fraquezas que cabe a nós, ou é um híbrido. De qualquer forma, Tolkien, estimula-nos a pensar o quanto é difícil para  o homem resistir ao poder que é oferecido pelo mal, desta forma ele sublima a coragem de Jesus no deserto ao resistir todas as seduções impostas pelo diabo, mas ele vai mais além, ele inibe o desejo que temos de querer uma solução mágica para mudar nossa vida, desestimula o desejo de buscarmos o ocultismo por exemplo para superar obstáculos que nos são impostos, e deixar-nos guiar somente pelas mãos de Deus.

Ainda continuo não concordando com o uso de personagens míticos para se contar uma história, pois elfos, fadas, monstros, e outros induzem as crianças a terem estes personagens como os heróis que vão salvá-las.

Contudo, não se pode proibir de assistir tais produções, mas sempre com o olhar crítico e treinado, para distinguir o bem do mal, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (I cor. 6,12) nos lembra brilhantemente São Paulo. É preciso conhecer o mal , para reconhecer o bem, primeiro houve trevas, e Deus fez a Luz!

Irmão Urso

É realmente um filme/desenho encantador. Mas traz uma mensagem destruidora ao Evangelho: A crença no espiritismo, a invocação de espíritos. Visto que isto está claramente proibido na Bíblia.

Somos cristãos, se realmente cremos que Jesus deu até a última gota de Seu Sangue para salvar nossa vida, como  eu vou acreditar que eu tenho que retornar neste mundo, um número sem par de vezes para “salvar” a minha alma? Então, o que Jesus fez foi em vão, de nada valeu… E o filme vai além, mostra que podemos até encarnarmos na vida de um animal. Deus, quando criou o mundo, fez os animais, eles são seres , criaturas animadas, têm vida, é claro, têm sentimentos, mas Deus os deu a nós para dominarmos, e não o contrário. Nós somos a imagem de Deus, nós temos ALMA, uma alma imortal, que vai ser resgatada…  mas o que este inocente desenho faz? Prepara as pessoas para aceitarem sem maior resistência a crença da reencarnação.

A Era do Gelo

Também sou fã, acho super divertido assistir. Mas também tem uma cilada, que se não formos prudentes, acabaremos caindo…, em uma parte do filme tem uma sequência que mostra a “evolução” de um de seus personagens; a preguiça, congelado tem os fosseis de várias gerações do animal, até chegar ao personagem do filme. Desta forma, não será difícil criar em seu cérebro a confusão entre Criação e Evolução. Na criação , nós humanos rendemos graças e louvores a Deus CRIADOR, que criou tudo o que existe, na evolução nós descartamos a existência de Deus, viu como é sutil a mensagem deste filme?

A Saga Crepúsculo

Paixão das meninas de plantão! Mas cá para nós, você acredita mesmo que existe “ser das trevas” bonzinho? Ser sem alma, bonzinho? Capaz de amar um ser humano, e dar a vida por ele? Não, não é ?  Não pode ser tão inocente assim… Mas é justamente isso  que a mensagem do filme quer passar, que não precisamos temer o mal, pois o mal é “bonzinho” não vai nos fazer nada… Será mesmo? Quantas meninas vocês conhecem que não queriam ser a Bella, com aquela cara pálida, magra, ou o Edward, desprovido de cor, desprovido de vida, frio… ou quem sabe o Jacob, com aqueles músculos,  com aquela agressividade do lobo que existe dentro dele? E para fazer isso, as meninas deixam de se alimentar, buscam a imagem da mocinha, que sofre pelo “amor” do vampiro, com isso elas estão é perdendo um tempo precioso, pois o mocinho de verdade pode estar “dando sopa” e elas nem notam, pois só veem Edwards e Jacobs. Acordem meninas! A vida passa muito rápido, e o relógio biológico da mulher também, enquanto vocês ficam suspirando por personagens que não existem, seu companheiro de toda vida está sendo laçado.

E os meninos, claro, eles não são mais espertos, na tentativa de chamar a atenção da “ Bellla”, tome anabolizantes, malabarismos com os cabelos… Mas sabiam que muitos morrem na tentativa, não acham anabolizante, pois é proibido, aí tomam remédios indicados para engorda de animais, morrem por tolice. 

E onde é que fica a nossa imagem perante Deus? Que criou nosso corpo assim, sem tatuagens , sem marcas, sem defeitos? Onde é que fica a imagem do Cristo Novo, que fez novas todas as criaturas? Estas imagens mais parecem demônios, que a imagem imaculada de Jesus…

Não digo que não devam assistir filmes, eu mesma assisto muitos, mas estejamos atentos, se tem filhos, aproveitem a deixa e oriente-os para a formação correta do Evangelho, mostre as diferenças entre a história contada e a verdade contida na Bíblia. Conhecendo os erros temos mais chance de acertar.

 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais e colaboradora do Portal Catolicismo Romano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo