TRADIÇÃO É BÍBLIA
O que é Tradição?
Veja bem: Após a Ascenção de Cristo os Apóstolos foram por todo o mundo conhecido na época e pregaram o Evangelho.
A transmissão da Boa Nova, segundo a ordem do Senhor Jesus, fez-se de duas formas:
Oralmente: "pelos apóstolos, que na pregação oral, por exemplos e instituições, transmitiram aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo ou aprenderam das sugestões do Espírito Santo." Tanto que eles não posuíam documento algum em que se basear a respeito da doutrina que haviam aprendido do Mestre;
Por escrito: "os apóstolos, sob inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação.
Note que usamos a palavra "apóstolos" com letra minúscula, pois designa outros seguidores de Jesus além dos doze Apóstolos (com letra maiúscula).
Paulo, Lucas e Marcos, por exemplo, não faziam parte dos doze Apóstolos, mas suas narrações Bíblicas são de grande valia para a Igreja.
Marcos foi discípulo de Pedro e Lucas foi discípulo de Paulo. Com certeza, aprenderam segundo os exemplos e modo de vida dos seus mestres.
Assim também eles provavelmente tiveram discípulos mais tarde e, da mesma forma, os outros apóstolos.
Desta maneira provamos a sucessão Apostólica que liga a Igreja até os dias de hoje. Esses ensinamentos, que vêm sendo transmitidos de mestre para discípulo por dois mil anos chama-se Tradição.
"Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles 'transmitindo seu próprio encargo de Magistério'." (Catecismo da Igreja, parágrafo 77)
É por isso que cremos como verdadeiras (e são) em algumas coisas que não são mencionadas na Bíblia.
Relação com a Bíblia:
A Tradição é tão verdade como a Bíblia. Uma é Palavra escrita e a outra falada, mas ambas são Palavra de Deus.
"Elas estão entre si estreitamente unidas e comunicantes. Pois, promanando ambas da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim." (Catecismo da Igreja, parágrafo 80)
É pela Tradição, por exemplo, que sabemos que os pais de Maria chamavam-se Joaquim e Ana. É também por ela que sabemos que o apóstolo Marcos estava com Jesus quando Ele foi preso, no Horto das Oliveiras.
Quanto à Bíblia, a Igreja diz: "Deus é o autor da Sagrada Escritura." (Catecismo da Igreja, parágrafo 105)