Artigos/Curiosidades

UMA REFUTAÇÃO AO NEOATEÍSMO

Paramentos Litúrgicos

Acaba de sair pelas Edições Cristo Rei o livro A Última Superstição: Uma Refutação do Neoateísmo, do tomista americano Edward Feser.

O livro tem como ponto de partida a constatação de que os quatro principais nomes do neoateísmo (Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens) não passam de meros palpiteiros quando o assunto é religião e teologia. Porém, Feser não se preocupa apenas em demonstrar isso.

Ele aprofunda a discussão para mostrar que ideias nefastas como as que são defendidas por esses quatro escritores só se tornaram possíveis por causa do abandono da noção de causalidade final na filosofia. Temas como aborto, “casamento” gay, materialidade do intelecto e tantas outras aberrações só se tornaram aceitáveis para muitas pessoas porque alguns dos principais filósofos do período moderno simplesmente viraram as costas para Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás.

Feser deixa claro, por meio de uma argumentação sólida, que o retorno à sanidade depende do retorno à filosofia aristotélico-tomista.

O primeiro capítulo do livro pode ser lido na íntegra aqui: https://issuu.com/edicoescristorei/docs/miolo-ultima-supersticao_amostra_

O livro pode ser adquirido com 10% de desconto no site da editora: http://www.edicoescristorei.com.br

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo