Últimas Notícias

Vaticano divulga instruções para missa em latim

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano publicou hoje um decreto com determinações para as missas em latim para as conferências episcopais de todo o mundo, três anos após o papa Bento XVI liberar a realização da liturgia nesse idioma.
   
As instruções da Santa Sé divulgadas hoje apontam que os fieis católicos que quiserem celebrar missa em latim "não devem, de modo algum, defender ou pertencer a grupos que se manifestem contrários" a autoridade do Papa como "pastor supremo" da Igreja Católica.
   
O documento recomenda "generosa hospitalidade" aos grupos de fieis ou religiosos que escolherem celebrar a missa. Segundo o decreto, "o pároco ou reitor da igreja ou o padre responsável pela igreja admitem tal celebração, respeitando as exigências da programação das celebrações litúrgicas da própria igreja".
   
O texto publicado menciona como motivos para a liberação a possibilidade de "oferecer a todos os fiéis" a liturgia romana mais antiga, "considerada um tesouro precioso", além de "garantir e assegurar realmente, àqueles que pedem, o uso da 'forma extraordinária'".
   
Na época em que o documento foi promulgado, Bento XVI deixou claro que esta não se tratava de uma obrigação, mas de uma opção para os fieis que preferirem professar sua fé da forma antiga. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo