Últimas Notícias

Vaticano ganha polêmica estátua de “Jesus-sem-teto”

Paramentos Litúrgicos

Uma estátua de Jesus em tamanho natural e representando um homem sem-teto foi colocada dentro do Vaticano, na entrada do prédio da Esmolaria Apostólica, responsável pelas obras de caridade da Santa Sé. O monumento é uma homenagem à Semana Santa de Páscoa e ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco e o qual durará todo o ano de 2016.

 

Na obra, Jesus aparece deitado em um banco de rua e cobrindo o rosto com um pano. Apenas os pés da estátua, com marcas de crucificação, ficam visíveis e permitem identificar que o personagem retratado é Jesus. A estátua é de bronze e foi esculpida pelo artista canadense Timothy P. Schamlz. 

 

Ela chegou ao Vaticano através de uma doação de um colecionador também canadense. Uma outra estátua de Jesus representante um mendigo foi colocada na entrada principal do Hospital Santo Espírito. Em novembro do ano passado, uma versão reduzida da obra de Jesus sem-teto foi apresentada por Schamlz ao Papa.

O artista teve a ideia de fazer essas representações de Jesus após ver um sem-teto dormir em um banco público em uma noite de Natal. "Quando vemos algum marginalizado, devemos ver Jesus Cristo", comentou Schamlz.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo