Vaticano participará de feira do livro na República Dominicana
CIDADE DO VATICANO, 8 de abril de 2011. O Vaticano será, pela primeira vez, o convidado de honra de uma feira do livro, que ocorrerá em maio na República Dominicana, onde promoverá a atividade desenvolvida pela Igreja Católica no campo cultural.
A XIV Feira Internacional do Livro de Santo Domingo ocorrerá entre 4 e 22 de maio, no 500º ano da fundação da primeira diocese do continente americano, e a participação da Santa Sé foi anunciada hoje pelo presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, pelo embaixador da República Dominicana junto à Santa Sé, Victor Manuel Grimaldi Céspedes, e pelo diretor da Livraria Editora Vaticana (LEV), dom Giuseppe Costa.
O Vaticano terá um pavilhão com cerca de 300 metros quadrados, onde serão expostos pela LEV 15 mil volumes de livros de arte, de história e do magistério da Santa Sé nas línguas espanhola, italiana e inglesa.
Segundo a Santa Sé, haverá inclusive livros do papa Bento XVI, entre o quais "o último deles, a segunda parte de 'Jesus de Nazaré', [que] será apresentado pela editora espanhola Encuentro".
Entre as iniciativas editoriais haverá também uma edição particular em língua espanhola da Encíclica de Bento XVI e uma pequena coleção de poesias da poetisa dominicana Trina Moya de Vasquez intitulado "A Pátria e o Lar" (em tradução livre do espanhol).
Também serão expostas fotografias de obras presentes nos Museus Vaticanos, na Biblioteca e no Arquivo Secreto do Vaticano. Durante o evento haverá representantes do jornal vaticano Osservatore Romano, da Radio Vaticana e do Centro Televisivo Vaticano.
Segundo o cardeal Ravasi, as obras apresentadas versarão sobre os temas ciência e fé, arte e fé, comunicação, interculturalidade, juventude e educação, difusão do magistério e do pensamento teológico de Joseph Ratzinger.
A feira também será uma "ocasião para encontrar os editores da América Latina, uma área que do ponto de vista da editoria religiosa não é ainda explorada", observou o diretor da livraria vaticana. (ANSA)