Últimas Notícias

Vaticano precisa de reformas, diz cardeal brasileiro

Paramentos Litúrgicos

O cardeal brasileiro Geraldo Majella Agnelo, que participará do conclave para eleger o próximo Papa, falou hoje da necessidade de reformas nas instituições do Vaticano, especialmente no modo de funcionamento da Cúria Romana.

O cardeal acredita na possibilidade de um brasileiro ser o futuro Pontífice, mas foi cauteloso ao falar do assunto e, como o cardeal João Braz de Aviz, um dos "papáveis" locais, disse que os europeus estão entre os candidatos mais fortes.

"A renúncia de Bento XVI servirá para que a Igreja Católica reveja a própria instituição em alguns pontos (…) como Cúria Romana, que é o órgão através do qual o Papa exerce seu magistério dogmático e administrativo", o que inclui a " designação dos bispos", disse Majella Agnelo.

A revisão das atribuições papais na nomeação dos bispos é um tema recorrente na agenda de alguns católicos brasileiros e a questão tem sido motivo de reflexão entre os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Arcebispo emérito da Arquidiocese da Bahia, Majella Agnelo é um dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave que elegerá o novo Papa e onde, segundo analistas, há três brasileiros considerados "papáveis".

Majella Agnello admitiu, em entrevista a uma emissora de rádio, que há divergências entre os cardeais diante das muitas dúvidas que surgem "dentro e fora da Igreja".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo