Vaticano recusa pedido de Israel para ter acesso ao acordo com a Autoridade Nacional da Palestina
O Vaticano recusou o pedido de Israel para ter acesso ao texto do acordo com a Autoridade Nacional Palestina (ANP).
A informação é do jornal "Haaretz", que cita uma fonte ligada ao governo israelense. Firmado entre o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad al Maliki, e o secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Paul Gallagher, o pacto é resultado de uma negociação de 15 anos e formaliza as relações entre os dois lados.
Entre outras coisas, o documento implica no reconhecimento oficial por parte do Vaticano da Palestina como um Estado. Após a assinatura, o Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou o acordo e disse que ele "prejudica as perspectivas de fazer avançar um tratado de paz e os esforços internacionais para convencer a Autoridade Nacional Palestina a retornar às negociações diretas" com o país.
Já o secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, rebateu que o documento tem justamente como objetivo contribuir de "maneira concreta para permitir que os dois povos tenham um próprio Estado e possam viver com fronteiras seguras e internacionalmente garantidas".