Últimas Notícias
Visita do Papa a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, será um novo início para todos, diz cardeal
Em um artigo ao jornal vaticano, L’Osservatore Romano, o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Veglió, fez uma reflexão sobre a próxima visita que o Santo Padre fará, na próxima segunda-feira, dia 8, à ilha de Lampedusa, no sul da Itália.
Esta visita pastoral do Papa Francisco, disse o Cardeal, será um novo início para todos nós. Sua presença na ilha representa um forte sinal que chama a atenção para o drama vivido em Lampedusa, mas também a reconfirmação de que “a boa nova de Jesus é dirigida a todos em qualquer situação em que se encontrem”.
A este respeito, o Cardeal recordou as palavras que o próprio o Papa teve a ocasião de pronunciar: “Não se esqueçam de que a carne de Cristo está na carne dos refugiados; a sua carne é a carne de Cristo”.
O Cardeal Veglió observou ainda, em seu artigo, que “devemos interrogar-nos sobre os comportamentos dos governos, especialmente em relação às condições e aos lugares onde vivem os refugiados e deslocados.
Trata-se dos extremos confins de uma nação, concluiu o Cardeal, mas também dos campos de refugiados no deserto ou em uma ilha perdida, distante do continente. Logo, a visita do Papa ao sul da Itália, que confina com o continente africano, poderia representar um novo impulso para todos”.